UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem viaja tem prioridade em SP

DA AGÊNCIA FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Dilatação do prazo de entrega e restrição na quantidade de passaportes liberada diariamente. Essa é a tática que vem sendo adotada em pelo menos cinco Estados.
Em São Paulo, o prazo para a entrega foi ampliado de cinco para 30 dias. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, quem estiver com viagem marcada pode apresentar a passagem e fazer a retirada no mesmo dia.
Porém, o pedido deverá ser feito 24 horas antes do embarque e na sede da PF, na Lapa (zona oeste da capital). Os outros postos de atendimento não estão atendendo pedidos emergenciais.
No Espírito Santo, a PF contava ontem com um estoque de aproximadamente 300 documentos, o suficiente para os próximos 15 dias úteis.
Há 20 dias a expedição vem sendo limitada a 30 passaportes por dia. Antes do surgimento do problema com a falta de cadernetas, a média era de 80 diariamente.
De acordo com o delegado Élbio Leite, para casos de urgência -que ele tipificou como viagens inadiáveis, "desde que comprovadas", a trabalho ou relacionadas a tratamentos médicos-, os passaportes estão saindo em dois dias.
Para os demais, a demora tem sido de 20 dias. Ele não soube estimar qual é a fila de espera.
Antes concedida em cerca de 40 minutos, a entrega do documento no Rio Grande do Sul tem demorado atualmente dez dias. Há mais ou menos 40 dias a emissão tem sido prejudicada.
Nesse período, de acordo com a assessoria de Comunicação Social da corporação, a superintendência no Estado recebeu 900 cadernetas. O normal é uma média semanal de 400.
Em Pernambuco, a disponibilidade ontem, 80 cadernetas, era suficiente para atender à demanda, que já está restringida, por mais quatro dias. Apenas 20 passaportes, contra 80 anteriormente, estão sendo liberados por dia.
A assessoria de imprensa informou que aguardava uma remessa de 200 livretos, que poderiam chegar entre hoje e amanhã.
A PF na Bahia só está liberando o documento para quem apresentar a passagem com reserva confirmada, desde que a viagem esteja marcada dentro de um prazo de dez dias a contar do pedido. (EDUARDO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Viagem adiada: Sem capas, PF atrasa emissão de passaportes
Próximo Texto: Metrô: Alckmin assina contratos para a linha 4
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.