São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estadual traça plano de metas para 2020

DA REPORTAGEM LOCAL

O Painel da Qualidade Ambiental traçou uma série de metas, previstas para 2020, para melhorar as condições do Estado de São Paulo a partir do relatório com a situação atual de 21 indicadores.
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, o painel é uma forma de divulgar, em conjunto, todos as informações ambientais, para cada bacia hidrográfica.
Um deles, por exemplo, estabelece que ao menos metade das praias do Estado fique própria para banho o ano todo. No ano passado, somente 28% delas passaram no teste de balneabilidade.
Para alcançar esses objetivos, serão necessários investimentos em tratamento de esgoto, setor em que os avanços têm sido tímidos nas últimas décadas.
Hoje, os dois indicadores para esgoto -índice de tratamento e a quantidade de dejetos eliminados em relação ao total de esgoto produzido- estão no padrão "ruim", o pior entre os fixados no painel do governo.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, diz acreditar em avanços em relação ao esgoto. "Já ao final de 2010 teremos resultados que vão surpreender muita gente", diz Graziano.
Um dos instrumentos preparados pelo governo para tentar melhorar a gestão dos recursos hídricos é a criação de um instituto, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, específico para o setor.
A proposta, conforme o secretário, é manter a Cetesb próxima desse órgão, que dará as concessões de uso da água, chamadas outorgas.
Em relação à água subterrânea, o Estado já aplica uma norma que obriga as usinas de açúcar a incluir no licenciamento tópicos relativos à água subterrânea, como forma de proteger os aquíferos -o Guarani e o Bauru são os mais conhecidos.
"Todos falam no Guarani, mas o que mais nos preocupa é o Bauru. O Guarani é profundo, está a 1.200 metros, não é uma piscina, como muita gente pensa. Já o Bauru está superexplorado", afirma o secretário.


Texto Anterior: Água é ruim em 50% dos poços da Grande SP
Próximo Texto: Foco: Maior hospital privado da América Latina, Beneficência Portuguesa faz 150 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.