São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação-padrão acaba em Cumbica, mas situação nos aeroportos é confusa

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

A operação-padrão dos funcionários da Infraero no aeroporto de Cumbica (Guarulhos) foi suspensa no final da tarde de ontem, mas a ameaça de greve da categoria permanece.
Francisco Lemos, diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, disse que a decisão de suspender o protesto é uma "demonstração de boa-fé da categoria", já que a Infraero (empresa que administra os aeroportos) convocou reunião para segunda para discutir as reivindicações dos funcionários.
Os aeroportuários começaram o movimento anteontem, utilizando no embarque de Cumbica apenas duas das seis máquinas de raios x.
Segundo Lemos, se não houver acordo, a categoria entrará em greve na terça. Eles reivindicam o cumprimento de um acordo assinado em junho pela antiga diretoria da empresa, que previa reajustes de até 6,25%. Depois, passou a cobrar o fornecimento de um bônus de fim de ano no valor de R$ 450. A Infraero ainda não confirmou o pagamento do bônus.
Apesar do fim da operação-padrão, a saída do feriado nos aeroportos foi confusa. Em Congonhas, cerca de cem passageiros invadiram à noite um dos fingers (corredor de acesso aos aviões) em protesto pelo atraso de mais de três horas de dois vôos da Gol para o Rio.
Eles permaneceram na área por meia hora até que a empresa aérea anunciou, por volta das 23h, a transferência dos vôos para Guarulhos. Os vôos atrasados eram o 1538, que deveria ter saído às 19h30, e o 1540, às 20h10. Um grupo de policiais federais foi ao local, mas o protesto só foi encerrado com a transferência dos vôos.
A assessoria da Gol disse que não tem informação sobre o que ocorreu com esses vôos, mas acredita que os atrasos foram em decorrência do mau tempo em várias partes do país.
Em todo o país, a Infraero informou que, até as 23h de ontem, ocorreram 16,9% de atrasos e 6,7% de cancelamentos. Em Congonhas, foram 13,6% de atrasos e 10,3% de cancelamentos.


Texto Anterior: Saída do paulistano teve queda de árvores, granizo e falta de luz
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.