São Paulo, Quinta-feira, 02 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONES

Rompimento de cabo causa pane em cinco cidades de SP

CRISTINA LIMA MARTINS
free-lance para a Folha Vale

O rompimento de um cabo de fibra ótica da Telefônica em Jacareí (68 km de SP) provocou pane nos telefones de cinco cidades do Vale do Paraíba por oito horas, entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem.
A pane foi provocada por um acidente durante a manutenção da tubulação subterrânea.
Segundo a assessoria de comunicação da Telefônica, 80% dos usuários que tentaram fazer ligações interurbanas a partir de São José e Jacareí não conseguiram completar a chamada. Além disso, alguns telefonemas locais também não foram completados.
A empresa não soube informar o número total de afetados.
Em Caraguatatuba, Guaratinguetá e Taubaté, o problema atingiu 50% das pessoas que pretendiam telefonar para outras localidades. Esses municípios possuem as suas próprias redes, mas, quando o sistema fica congestionado, as chamadas são desviadas para outras redes.
O problema também impossibilitou que usuários do sistema de outras regiões conseguissem contato com as cidades afetadas no Vale do Paraíba.
Funcionários da Alcatel trabalhavam na "rota" de Jacareí para a ampliação da rede de São José e acabaram rompendo um dos cinco cabos de fibra ótica, que conduz dados e voz.
Desde o início do semestre, a Telefônica está ampliando sua rede para a entrega de 30 mil novas linhas até o final do ano, das quais cerca de 20 mil já instaladas.
O problema persistiu das 19h às 3h, quando o cabo foi emendado. A comunicação interurbana começou a ser gradativamente restabelecida a partir das 21h.
Há cerca de cinco meses, uma tempestade provocou outra pane no sistema de São José.



Texto Anterior: Energia: Estiagem faz Itaipu aumentar produção
Próximo Texto: Obras: DER vai restaurar estradas do litoral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.