São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pastor comanda crescimento da Ulbra

DA SUCURSAL DO RIO

A Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) não tem um dono, mas seu crescimento se deve principalmente ao trabalho do reitor e pastor Ruben Eugen Becker, 65. É mantida pela comunidade evangélica luterana de São Paulo de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Essa comunidade é ligada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, que segue a linha do trabalho missionário desenvolvido por protestantes de Ohio (EUA).
Becker começou a vida como carpinteiro e se formou em teologia. Avesso a entrevistas, um de seus hobbies é colecionar carros raros para montar na Ulbra um museu do automóvel. Já comprou veículos que foram do comediante Oscarito e de Ayrton Senna.
Desde que a Ulbra virou universidade, em 1989, é ele que tem cobrado, com rigor, metas de crescimento que prevêem 80 mil alunos na graduação em 2005. Para isso, a universidade prevê a construção de dois hospitais, um prédio para abrigar 5.000 alunos, uma biblioteca de 35 mil m2, uma vila olímpica e até um hotel para abrigar alunos, com 350 quartos.
A Ulbra divulgou seu nome no país graças a um forte departamento esportivo, financiando atletas e mantendo equipes de ponta em vôlei e futebol de salão. A mantenedora administra ainda um complexo hospitalar, um plano de saúde e rádios no Estado.
Sua sede fica em Canoas (Grande Porto Alegre), mas há campi em outras seis cidades do Estado.
"A Ulbra se solidificou com um perfil de aluno de classes altas, mas está ampliando esse perfil. Criamos programas para conceder mais bolsas de estudo, oferecemos cursos de licenciatura para professores que precisam se qualificar, mas só podem estudar nos finais de semana", diz Sirlei Gomes, pró-reitora de assistência ao estudante. As mensalidades variam de R$ 268 (cursos de licenciatura) a R$ 1.451 (de medicina).



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bancário volta a estudar economia depois de 20 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.