São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não vivia mais sem o remédio", diz jovem

DA REPORTAGEM LOCAL

A trainee de gerente de produtos Gabriela Di Grassi, 22, chamava desesperada o boy da empresa em que trabalhava quando percebia que saíra de casa sem o descongestionante nasal. "Ele tinha de ir correndo comprar."
Gabriela tinha rinite alérgica. Ficava com o nariz entupido. A preguiça de ir ao médico fez a trainee seguir o conselho do namorado, que sugeriu que ela usasse um descongestionante nasal.
"Pingava várias vezes ao dia. Acordava totalmente entupida. A rinite ficou tão forte que não vivia mais sem o remédio. Mas ele perde o efeito e você piora."
Quando finalmente resolveu ir ao médico, Gabriela estava com a mucosa nasal totalmente infeccionada. "No começo, largar foi um pouco incômodo. Demorou um mês e comecei a respirar normalmente", diz.
De acordo com o professor-adjunto de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, José Eduardo Lutaif Dolci, mesmo as gotas para o nariz que não contêm substâncias vasoconstritoras podem ser prejudiciais. Os conservantes dos remédios irritam a mucosa nasal de algumas pessoas com o uso prolongado.
Para o médico, o ideal é não usar remédio algum no nariz sem consultar um especialista.

Receita caseira
Dolci ensina uma receita caseira para aliviar a obstrução. Para cada dois copos de água, uma colher de café de sal. A solução deve ser fervida. "Ela é muito semelhante ao soro fisiológico e pode pingar à vontade. É fantástica para ambientes com ar condicionado."
Segundo o médico, a mucosa nasal precisa estar sempre hidratada para que os cílios e o muco gelatinoso cumpram sua função de proteção.
Para o médico, a venda sem receita dos descongestionantes nasais é "um crime".
O comerciante Lorival Cotes, 57, proprietário de uma farmácia, usou descongestionantes por 20 anos sem orientação médica. "Tinha um no carro, um na mesa do escritório, outro no banheiro. Hoje acho que não tenho mais mucosa nasal." Cotes tem de usar antialérgicos com frequência por causa de crises de rinite. (FL)


Texto Anterior: Saúde: Abuso de "gotinhas" pode ser perigoso
Próximo Texto: Dicas: Jovem com anorexia ganha tratamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.