UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para UNE, boicotes devem acabar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na opinião do presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Gustavo Petta, com o novo sistema de avaliação do ensino superior, não vai mais haver boicotes de estudantes ao provão. "Acreditamos que [os boicotes] vão acabar", afirmou Petta.
Para o dirigente estudantil, o Ides (Índice do Desenvolvimento do Ensino Superior) e a previsão de criar uma comissão para acompanhar o sistema de avaliação -que terá inclusive a participação dos universitários- fazem com que o estudante deixe de ser um objeto e passe a ser o protagonista do processo. "Sempre fomos a favor da avaliação, mas o provão analisava o aluno, não a instituição ou o curso", disse.
Petta fez uma ressalva em relação ao peso de cada um dos quatro itens que vão compor o Ides. "Achamos que a responsabilidade social e a avaliação institucional precisam ter um peso maior na avaliação", afirmou ele, que também esteve na tarde de ontem no Ministério da Educação.
O peso de cada item será definido, de acordo com a proposta do Ministério da Educação, pela comissão que será criada.
Segundo o presidente da UNE, com o novo modelo de avaliação não será possível "disfarçar" a situação das instituições. "Não vai dar mais para maquiar a falta de investimento público nas federais. O governo e as mantenedoras terão de entender que a nova avaliação vai mostrar a necessidade de mais investimentos."


Texto Anterior: Amostragem de alunos é alvo de críticas
Próximo Texto: SP 450: Tragédia em Congonhas causou morte de 99 pessoas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.