São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Acusadas contrataram serviço para elaborar as propostas; prefeitura não vê problema

DA REPORTAGEM LOCAL

Tanto a Prefeitura de São Paulo, que homologou os resultados da licitação da varrição, como as duas empresas acusadas negam as irregularidades.
A Construfert e a Unileste dizem que usaram os serviços de empresas de mercado conhecidas como proposteiras, especialistas em fazer propostas de licitações -e por essa razão há diversos valores idênticos.
A prefeitura alegou que mesmo se as planilhas tiverem sido feitas pela mesma pessoa não há frustração de competição porque as duas empresas disputavam lotes diferentes.
Em relação ao fato de terem ofertado na concorrência os mesmos veículos como garantia de capacitação para prestar os serviços, as duas empresas afirmam não haver problema porque eles pertencem a uma locadora de equipamentos.
De acordo com elas, não faria sentido exigir que cada empresa fosse obrigada a apresentar numa concorrência caminhões diferentes, sob pena de restringir a competição.
Elas citam como exemplo uma licitação que exigisse 15 mil caminhões da vencedora. Se houvesse cem interessados, não haveria como exigir que todos demonstrassem ter 15 mil caminhões diferentes -até porque não haveria 1,5 milhão disponível no país. Para elas, em situações do tipo, é comum haver alguém que tenha os equipamentos exigidos e os alugue para quem vencer.
"Não vamos nos sobrepor à decisão da Justiça. Se ela decidir que houve conluio, é simples, a gente substitui. Mas temos que esperar", afirmou Antonio Marsiglia Netto, secretário de Serviços, para quem coincidências desse tipo não se limitam às duas acusadas. (AI)

Texto Anterior: Especialistas fazem avaliações diferentes do caso
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.