São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2008

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Consumo

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Cliente é cobrado por compra que não fez em cartão de crédito

DA REPORTAGEM LOCAL

O leitor Rafael Faro se queixa de cobranças de compras que não realizou com seu cartão Porto Seguro Visa. Ele diz que voltou a ser cliente da Porto Seguro há pouco mais de um ano e que, ao fechar a renovação do contrato, foi "induzido" pelo corretor a fechar o pagamento via cartão de crédito Porto Seguro Visa, já que seria concedido 5% de desconto.
"Aceitei receber o cartão, interessado naturalmente no desconto. Um mês após a emissão, logo após o pagamento da primeira fatura, tomei conhecimento de seis compras realizadas no meu cartão no dia 9 de novembro", conta Faro.

Só uma
Segundo o leitor, apenas uma delas, em uma padaria na Vila Mariana (zona sul), tinha sido realmente realizada por ele. Entre as outras cobranças havia inclusive uma de compra realizada na Praia Grande, a 86 km de São Paulo.
"Solicitei que essas compras fossem analisadas e, naturalmente, retiradas da minha próxima fatura. O atendente me informou que eu teria de encaminhar um pedido formal via fax e esperar cinco dias úteis. Estou perdendo tempo em ligações. Só pode ser brincadeira", afirma.

Resposta: A gerência do Serviço de Atendimento ao Cliente Porto Seguro informou que entrou em contato com o cliente para esclarecer o ocorrido e informar que os débitos indevidos já foram cancelados. A empresa disse ainda que já enviou um novo cartão para o cliente.

LEITORA COMPRA CASACO, MAS NÃO RECEBE

Um casaco cinza tamanho G não foi entregue pela loja Marisa, segundo a leitora Vanessa De Paula Queiroz, que adquiriu esse e outros produtos no dia 11 de novembro. "Fiz uma compra no site da Marisa, englobando o casaco com zíper, um casaco com listras e em cores branca e verde e um casaco com bolso na manga, de cor cinza e tamanho P, no total de R$ 81,97. No dia em que recebi os produtos, não veio o casaco cinza tamanho G", diz. Vanessa conta que, quando ligou para a empresa, a atendente lhe disse que não tem o produto e que poderia somente estornar o valor.

Resposta: A Marisa disse que entrou em contato com a cliente, prestou os devidos esclarecimentos e solicitou o estorno do valor pago pelo item citado pela leitora.

SISTEMA SEM PARAR COBRA R$ 56 DE ADESÃO

A leitora Deborah Costa Gaiotto usa a rodovia Castello Branco com freqüência e afirma que acabou aderindo à oferta do sistema Sem Parar que previa o uso gratuito no primeiro mês. Ela se queixa, porém, da cobrança de uma taxa de R$ 56 referente à adesão ao serviço. "A atendente foi bem clara quando me garantiu que não haveria taxa nenhuma cobrada no primeiro mês de uso. Somente o valor do pedágio utilizado é que seria debitado da minha conta", afirma ela.

Resposta: O grupo STP, que administra o sistema, diz que houve uma falha na digitação da promoção -o que causou a cobrança antecipada. A empresa se desculpa e afirma que fez um acordo com a cliente para que ela fique com o serviço. Caso desista, será ressarcida das taxas cobradas.


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