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Instalçao é precária em 50% dos cursos
BETINA BERNARDES
da Sucursal de Brasília
As universidades federais apresentam índices de insuficiência em
instalações acima da média nacional em três cursos examinados pelo MEC: direito, administração e
engenharia civil.
Os piores índices de insuficiência estão nos cursos de graduação
de direito. Dos 35 cursos federais
de direito visitados por comissões
de especialistas do MEC, 40% receberam conceito insuficiente em
instalações.
Nos cursos de administração, a
insuficiência nas instalações das
federais está bem próxima à encontrada nas particulares (veja
quadro abaixo).
As universidades estaduais ficaram em segundo lugar em termos
de proporção de insuficiência nos
cursos de direito. Das 13 visitadas,
38,4% tiveram as instalações consideradas insuficientes.
A média nacional de insuficiência em instalações, considerando
os 194 cursos de direito visitados
no país, foi de 24,8%.
Dos 40 cursos de administração
oferecidos por instituições federais, 13,16% apresentaram condições insuficientes nas instalações,
número bem próximo aos 13,04%
encontrados nas particulares e dos
12,9% das estaduais.
A falta de recursos para manutenção e investimentos é a explicação para essa situação, segundo o
presidente da Andifes (Associação
Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior), José
Ivonildo do Rego.
"Foi um trabalho realizado in
loco pelas comissões de especialistas, que puderam verificar pessoalmente as condições dos cursos. Essa avaliação mostra a necessidade urgente de um programa
de investimentos nas federais",
afirmou Rego.
Os dados constam da avaliação
das condições de oferta de cursos
de graduação, feita pela Secretaria
de Ensino Superior do MEC.
Comissões
Para realizar a avaliação, 423
mestres e doutores mobilizados
pelo MEC se dividiram em comissões, que fizeram visitas a 811 cursos de graduação que já haviam
passado pelo provão no ano passado.
Além de direito e administração,
foram avaliados cursos de odontologia, veterinária e engenharias
civil e química.
Foram atribuídos conceitos
CMB (Condições Muito Boas), CB
(Condições Boas), CR (Condições
Regulares e CI (Condições Insuficientes) a três dimensões avaliadas: qualificação do corpo docente, organização didático-pedagógica e instalações.
Avaliação
No quesito instalações, foram
considerados o espaço físico disponível para as atividades acadêmicas (número de alunos por turma, número de docentes e demais
integrantes da instituição), instalações especiais, como laboratórios e auditórios, condições de
manutenção e conservação, equipamentos, materiais, computadores, acesso às redes de informação
e bibliotecas (número de títulos e
exemplares de livros e periódicos,
atualização do acervo, espaço físico para leitura, acesso a Internet e
qualificação dos servidores).
A esses quesitos são atribuídos
pesos para formar o conceito final.
A biblioteca, por exemplo, tem
peso de 40%. Pelos critérios de
avaliação, um curso com instalações em condições insuficientes
pode apresentar inadequação em
todos os itens ou em apenas um
deles, como biblioteca.
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