São Paulo, quarta, 2 de dezembro de 1998

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Instalçao é precária em 50% dos cursos

BETINA BERNARDES
da Sucursal de Brasília

As universidades federais apresentam índices de insuficiência em instalações acima da média nacional em três cursos examinados pelo MEC: direito, administração e engenharia civil.
Os piores índices de insuficiência estão nos cursos de graduação de direito. Dos 35 cursos federais de direito visitados por comissões de especialistas do MEC, 40% receberam conceito insuficiente em instalações.
Nos cursos de administração, a insuficiência nas instalações das federais está bem próxima à encontrada nas particulares (veja quadro abaixo).
As universidades estaduais ficaram em segundo lugar em termos de proporção de insuficiência nos cursos de direito. Das 13 visitadas, 38,4% tiveram as instalações consideradas insuficientes.
A média nacional de insuficiência em instalações, considerando os 194 cursos de direito visitados no país, foi de 24,8%.
Dos 40 cursos de administração oferecidos por instituições federais, 13,16% apresentaram condições insuficientes nas instalações, número bem próximo aos 13,04% encontrados nas particulares e dos 12,9% das estaduais.
A falta de recursos para manutenção e investimentos é a explicação para essa situação, segundo o presidente da Andifes (Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior), José Ivonildo do Rego.
"Foi um trabalho realizado in loco pelas comissões de especialistas, que puderam verificar pessoalmente as condições dos cursos. Essa avaliação mostra a necessidade urgente de um programa de investimentos nas federais", afirmou Rego.
Os dados constam da avaliação das condições de oferta de cursos de graduação, feita pela Secretaria de Ensino Superior do MEC.

Comissões
Para realizar a avaliação, 423 mestres e doutores mobilizados pelo MEC se dividiram em comissões, que fizeram visitas a 811 cursos de graduação que já haviam passado pelo provão no ano passado.
Além de direito e administração, foram avaliados cursos de odontologia, veterinária e engenharias civil e química.
Foram atribuídos conceitos CMB (Condições Muito Boas), CB (Condições Boas), CR (Condições Regulares e CI (Condições Insuficientes) a três dimensões avaliadas: qualificação do corpo docente, organização didático-pedagógica e instalações.

Avaliação
No quesito instalações, foram considerados o espaço físico disponível para as atividades acadêmicas (número de alunos por turma, número de docentes e demais integrantes da instituição), instalações especiais, como laboratórios e auditórios, condições de manutenção e conservação, equipamentos, materiais, computadores, acesso às redes de informação e bibliotecas (número de títulos e exemplares de livros e periódicos, atualização do acervo, espaço físico para leitura, acesso a Internet e qualificação dos servidores).
A esses quesitos são atribuídos pesos para formar o conceito final. A biblioteca, por exemplo, tem peso de 40%. Pelos critérios de avaliação, um curso com instalações em condições insuficientes pode apresentar inadequação em todos os itens ou em apenas um deles, como biblioteca.



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