São Paulo, Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal fez campanha em 96 e ganhou anúncio em 97

da Reportagem Local

O jornal "Trovão", da Associação Brasileira de Negros Progressistas, que distribuiu panfletos acusando a Folha de racismo, se engajou na campanha do então candidato a prefeito Celso Pitta desde o início.
Em março de 1996, a manchete do jornal era "Exemplo de vida, orgulho para nós negros". Ao lado do texto, uma foto de Pitta.
Em maio daquele ano, mesmo antes da convenção que definiu o nome de Pitta como candidato a prefeito, o título na primeira página afirmava que "3 milhões de eleitores negros sentem-se eufóricos com a escolha do negro Pitta para prefeito de São Paulo".
O "Trovão" lançou uma edição extra em outubro, às vésperas da eleição, na qual pedia o voto a Pitta. Um artigo assinado por José Roberto Degolação, integrante da Cone (Coordenadoria Especial do Negro, ligada ao gabinete do prefeito), também pedia votos para o candidato do PPB.
Logo que o prefeito assumiu, o jornal foi beneficiado com uma propaganda oficial. O anúncio foi publicado na edição de número 26, em abril de 1997.
O "Trovão" foi fundado em julho de 1986 para ser o "órgão oficial" da Associação Brasileira de Negros Progressistas. A associação e o jornal são presididos por Domingos de Araújo Santos, o Dick Santos.
O jornal não tem periodicidade fixa. A última edição é a de número 38, em quase 14 anos de existência, o que dá uma média de uma edição a cada quatro meses. No ano passado, as duas últimas edições foram publicadas em agosto e novembro.
O endereço da entidade também muda muito. O presidente explicou aos leitores que as constantes mudanças acontecem "por problemas econômicos" porque o presidente da associação e do jornal "não concorda com as exigências dos proprietários dos imóveis que aluga".
(CHICO DE GOIS)


Texto Anterior: São Paulo: Promotor investiga anúncios da prefeitura
Próximo Texto: Entenda as relações entre os envolvidos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.