São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10% dos moradores de Pinheiros e Vila Madalena bebem "pesado", diz estudo

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Na Vila Madalena e em Pinheiros, bairros da boemia na zona oeste de SP, cerca de 10% dos moradores "bebem bem". Pesquisa feita por psiquiatras do Hospital das Clínicas com 1.464 habitantes (sendo 33% homens e 67% mulheres) dos dois bairros mostra que 22,2% não bebem; 60,3% são bebedores leves ou moderados e 10,7% bebem "pesado".
Segundo a Organização Mundial de Saúde, basta que as mulheres tomem quatro doses de álcool (o equivalente a quatro taças de vinho ou quatro latas de cerveja) numa única ocasião e, os homens, cinco doses, para serem considerados "bebedores pesados".
Dos 10,7% que bebem muito nos dois bairros, 14,9% foram diagnosticados como dependentes do álcool. "Beber quatro ou cinco doses de álcool já causa alterações físicas e mentais e pode causar episódios como acidentes de trânsito", diz Camila Magalhães Silveira, uma das pesquisadoras.
As mulheres bebem mais quanto maior o nível de escolaridade -39% das "bebedoras pesadas" têm mais de 15 anos de estudo. Já entre os homens, a incidência de "bebedores pesados" aumenta conforme cai a escolaridade.
"Confesso que bebo bem, principalmente quando está calor", diz a bacharel em direito Milene Caroline de Oliveira, 23, moradora da Vila Madalena. O auxiliar administrativo Lucas Tilfe, 23, diz que sai para beber três vezes por semana. "Mas quando estou namorando, sossego."


Texto Anterior: TJ cassa 55 liminares que suspendiam lei do outdoor
Próximo Texto: Espanha: Brasileiros são presos suspeitos de falsificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.