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Kassab agora anuncia garagem no Ibirapuera
Prefeito prometeu construir estacionamento subterrâneo após implantar zona azul no parque; idéia surgiu na gestão Pitta
Projeto está em fase de elaboração pela Secretaria do Verde; ainda não há estimativa de prazo para início das obras e custo
AFRA BALAZINA
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab
(PFL) agora promete construir
uma garagem subterrânea na
região do parque Ibirapuera. A
informação vem na semana em
que a prefeitura definiu que
passará a cobrar zona azul dos
usuários do parque a partir do
próximo dia 26.
"A idéia que virá em seguida é
uma garagem de proporções
bastante grandes no parque
Ibirapuera para que aqueles
usuários que queiram passar o
dia no parque possam ter um
local para guardar o seu veículo", disse Kassab.
A idéia não é nova. Em maio
de 98, na gestão Celso Pitta, estava em estudo o projeto de
construir uma unidade na praça Ibrahim Nobre, com uma
passagem subterrânea para o
parque Ibirapuera.
Kassab não definiu custo e
prazo. Disse apenas que o projeto está na fase de identificação da área e que a licitação será
feita "o mais rápido possível".
Kassab ressaltou, no entanto,
que o projeto precisará respeitar as restrições ambientais da
região, principal empecilho
apontado pela Secretaria do
Verde e do Meio Ambiente.
A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) informou,
em nota, que o projeto ainda está sendo elaborado pela Secretaria do Verde.
De acordo com a nota da
Emurb, a garagem será depois
concedida à iniciativa privada.
Seis editais para a construção
de garagens subterrâneas já foram abertos na cidade, todos na
região central, e a comissão de
licitações para a garagem da
avenida Paulista já foi formada.
Repercussão
Hélio Neves, assessor especial da Secretaria do Verde e do
Meio Ambiente, diz que ainda
há diversos pontos a serem levados em conta antes de decidir
pela implantação das garagens
subterrâneas. "Tem de ser analisado o impacto ambiental, a
questão do tombamento do
parque [o local é protegido pelos conselhos municipal e estadual do patrimônio histórico] e
a localização das garagens."
A idéia, segundo ele, é colocar
garagens em três pontos -um
deles fora do parque, perto da
Assembléia Legislativa. Ainda
não há estudos sobre o preço.
A urbanista Lucila Lacreta,
do Movimento Defenda São
Paulo, é contra a criação de garagens subterrâneas no parque.
Em sua opinião, o tombamento
do Ibirapuera tem de ser obedecido à risca. Ela acredita,
também, que haverá prejuízo
para a área verde do parque. "A
garagem do Trianon é caríssima e, por isso, subutilizada. As
pessoas continuam parando na
rua", afirma.
Para Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de tráfego e transportes, a
idéia das garagens subterrâneas é boa. "Não será isso que
vai trazer um prejuízo para o
trânsito da região", diz.
Outra idéia para facilitar o
acesso ao parque e evitar prejuízo ao ambiente, segundo Figueira, é colocar ônibus pouco
poluentes, a gás, para levar
usuários de estações de metrô e
outros pontos importantes da
cidade até o Ibirapuera.
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