São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2007

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Kassab agora anuncia garagem no Ibirapuera

Prefeito prometeu construir estacionamento subterrâneo após implantar zona azul no parque; idéia surgiu na gestão Pitta

Projeto está em fase de elaboração pela Secretaria do Verde; ainda não há estimativa de prazo para início das obras e custo

AFRA BALAZINA
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (PFL) agora promete construir uma garagem subterrânea na região do parque Ibirapuera. A informação vem na semana em que a prefeitura definiu que passará a cobrar zona azul dos usuários do parque a partir do próximo dia 26.
"A idéia que virá em seguida é uma garagem de proporções bastante grandes no parque Ibirapuera para que aqueles usuários que queiram passar o dia no parque possam ter um local para guardar o seu veículo", disse Kassab.
A idéia não é nova. Em maio de 98, na gestão Celso Pitta, estava em estudo o projeto de construir uma unidade na praça Ibrahim Nobre, com uma passagem subterrânea para o parque Ibirapuera.
Kassab não definiu custo e prazo. Disse apenas que o projeto está na fase de identificação da área e que a licitação será feita "o mais rápido possível".
Kassab ressaltou, no entanto, que o projeto precisará respeitar as restrições ambientais da região, principal empecilho apontado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) informou, em nota, que o projeto ainda está sendo elaborado pela Secretaria do Verde.
De acordo com a nota da Emurb, a garagem será depois concedida à iniciativa privada.
Seis editais para a construção de garagens subterrâneas já foram abertos na cidade, todos na região central, e a comissão de licitações para a garagem da avenida Paulista já foi formada.

Repercussão
Hélio Neves, assessor especial da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, diz que ainda há diversos pontos a serem levados em conta antes de decidir pela implantação das garagens subterrâneas. "Tem de ser analisado o impacto ambiental, a questão do tombamento do parque [o local é protegido pelos conselhos municipal e estadual do patrimônio histórico] e a localização das garagens."
A idéia, segundo ele, é colocar garagens em três pontos -um deles fora do parque, perto da Assembléia Legislativa. Ainda não há estudos sobre o preço.
A urbanista Lucila Lacreta, do Movimento Defenda São Paulo, é contra a criação de garagens subterrâneas no parque. Em sua opinião, o tombamento do Ibirapuera tem de ser obedecido à risca. Ela acredita, também, que haverá prejuízo para a área verde do parque. "A garagem do Trianon é caríssima e, por isso, subutilizada. As pessoas continuam parando na rua", afirma.
Para Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de tráfego e transportes, a idéia das garagens subterrâneas é boa. "Não será isso que vai trazer um prejuízo para o trânsito da região", diz.
Outra idéia para facilitar o acesso ao parque e evitar prejuízo ao ambiente, segundo Figueira, é colocar ônibus pouco poluentes, a gás, para levar usuários de estações de metrô e outros pontos importantes da cidade até o Ibirapuera.


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