São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2007

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Governo define duplicação da Tamoios

Já foi protocolado pedido de licença ambiental para as obras no principal acesso ao litoral norte de SP; rodovia terá pedágio

Duplicação será do km 11,5 ao km 64,4; rodovia de 82,4 km já conta com pistas duplas no planalto e 2 para subida no trecho de serra

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após 20 anos de indefinições sobre a melhoria do acesso ao litoral norte de São Paulo, o governo paulista concluiu projeto para a duplicação da rodovia dos Tamoios (SP-99). O pedido de licença ambiental já foi protocolado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A definição do projeto pelo governo José Serra (PSDB) ocorre duas décadas após ter sido abandonada, por pressão de ambientalistas, ainda na gestão Orestes Quércia (1987-90), a idéia de criar a Rodovia do Sol, que seria a única estrada duplicada para o litoral norte.
Estimada em cerca de R$ 820 milhões em 2005, durante o governo Geraldo Alckmin, a duplicação será feita do km 11,5 ao km 64,4 -o restante da rodovia, de 82,4 km, já conta com pistas duplas, no planalto, e duas para subida e uma para descida, no trecho de serra.
A obra visa desafogar o tráfego, principalmente nos feriados e férias de verão, quando formam-se filas de veículos na estrada. Em 1998, o motorista chegou a ficar até oito horas para percorrer um trecho que leva, em média, uma hora e meia.
A assessoria da Secretaria dos Transportes informou que a duplicação é prioridade e consta do programa do governador Serra, mas não precisou a data de início da obra.
O projeto também integra o Corredor de Exportação, uma série de obras concebida para transportar produtos do planalto ao porto de São Sebastião.
Para trafegar pela Tamoios duplicada, porém, o motorista terá de pagar pedágio, indicam estudos do governo.
A obra causa a preocupação de ambientalistas desde que foi anunciada, em 2005, por cruzar áreas de preservação ambiental com remanescentes de mata atlântica, como o Parque Estadual da Serra do Mar.
""É preciso fazer um debate amplo, pois a Tamoios cruza matas e mananciais que alimentam rios que abastecem o litoral", diz Eduardo do Rego, representante do litoral norte no Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente).
Até abril, devem ser realizadas as audiências públicas para avaliar o projeto básico e o EIA-Rima (Estudo-Relatório de Impacto Ambiental) da obra.
Embora considere a duplicação importante, o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), teme que a facilidade de acesso e o maior fluxo de veículos pressionem ainda mais o trânsito na cidade, onde desemboca a rodovia.
Aguilar quer que o Estado faça, ao mesmo tempo, o anel viário que contornará Caraguá nos dois sentidos: norte (em direção a Ubatuba) e sul (rumo a São Sebastião e Ilhabela).


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