São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

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ANÁLISE

Outros dados apontam para estagnação do ensino superior em São Paulo

OSCAR HIPÓLITO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os dados do Censo do Ensino Superior Brasileiro de 2009, divulgados pelo Ministério da Educação, mostram cenário no mínimo preocupante para São Paulo.
Alguns dos indicadores, como as taxas de evasão escolar, matrículas, ingressos, concluintes e titulação pioraram significativamente em relação aos dados de 2008.
A evasão é um dos mais graves problemas do ensino brasileiro. Além de frustrar expectativas do aluno, provoca desperdício financeiro.
No setor público, recursos públicos são investidos sem o devido retorno. No setor privado, ocorre uma perda substancial de receita.
Quase 25 mil alunos deixaram de se matricular nas instituições públicas em SP e, nas privadas, mais de 290 mil. Um prejuízo financeiro de mais de R$ 3 bilhões (em média, cada aluno custa perto de R$ 10 mil ao ano).
Além do aumento no número de alunos que abandonam o ensino superior, outro indicador que deve ser observado é o de matriculados.
Esse número já atingiu um patamar de saturação. O intrigante é que o sistema está estagnado, mas sobram vagas nas instituições: mais de 13 mil nas públicas e mais de 670 mil vagas nas privadas.
Vivemos um paradoxo: se por um lado precisamos urgentemente expandir nosso sistema de ensino superior (menos de 13% dos jovens entre 18 e 24 anos estão na universidade), por outro não conseguimos incorporar alunos para vagas já oferecidas.
A raiz do problema está na falta de recursos dos alunos para arcar com o custo das mensalidades, e para a própria manutenção.
Se não houver financiamento de longo prazo e juros baixos para cobrir os custos da mensalidade e manutenção do estudante, não expandiremos o número de alunos e, consequentemente, não formaremos profissionais de nível superior em número suficiente para as necessidades de crescimento do Brasil.

OSCAR HIPÓLITO é pesquisador do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia


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