São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Chineses festejam o início do ano do coelho na Paulista

Gabo Morales/Folhapress
Dupla vestida de dragão durante a celebração do Ano-Novo chinês, na avenida Paulista

DE SÃO PAULO

A chegada do Ano-Novo chinês foi comemorada ontem com fogos de artifício, contagem regressiva e a dança do dragão na avenida Paulista. A festa foi no Masp.
Os chineses comemoram o ano 4709, atribuído ao coelho. O animal simboliza a graciosidade, a sensatez e a bondade. A festa, que tradicionalmente é feita na Liberdade, foi transferida para a avenida Paulista para chamar mais a atenção e estimular o intercâmbio entre as culturas chinesa e brasileira.
Segundo a Associação Chinesa do Brasil, estima-se que hoje vivam no país cerca de 200 mil chineses e descendentes, 130 mil deles na capital, em bairros como Liberdade, Vila Mariana, Cambuci, Aclimação e Vila Olímpia.
Diz a lenda que antes de partir da Terra, Buda chamou todos os animais para se despedir. Só 12 compareceram. Como recompensa, ele nomeou um ano para cada um pela ordem de chegada. O ano passado foi do tigre.
Com apresentações de artes marciais, música chinesa e danças tradicionais, a virada do ano foi comemorada às 14h (0h na China).
Quem passou pela Paulista parou para ver as exposições de ideogramas e receber kits com enfeites chineses, mensagens de prosperidade e o tradicional "Hong pao" (envelope vermelho). A tradição é colocar uma quantia em dinheiro no "Hong pao" e ofertá-lo a alguém querido, como um gesto de gratidão.
"Conseguimos alcançar o objetivo, que era reunir a comunidade e mostrar a cultura chinesa aos paulistanos", diz Heida Li, presidente da Associação Chinesa do Brasil. A data em que se comemora o início do Ano-Novo chinês costuma variar, pois tem como base o calendário lunar. As comemorações duram até duas semanas.


Texto Anterior: Análise: Outros dados apontam para estagnação do ensino superior em São Paulo
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.