São Paulo, quarta, 3 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESÍDIO

PM faz blitze em 4 cadeias do ES e troca chaves de celas

da Agência Folha

A Polícia Militar do Espírito Santo fez blitze em quatro detenções do Estado para apurar denúncia de que os presos tinham as chaves das celas. Participaram da operação 500 homens. A ação teve inicio às 6h, enquanto os detentos estavam dormindo. Os policiais trocaram os cadeados de todas as celas.
As penitenciárias que sofreram intervenção foram casas de detenção de Viana e Vitória, Casa de Custódia, em Viana, e Instituto de Readaptação Social em Vila Velha.
Segundo o secretário da Justiça e secretário interino da Segurança Pública, coronel Luiz Sérgio Aurich, os presídios "estavam sob o comando dos presos".
"Como as chaves estavam sob o poder deles, era comum que eles saíssem para participar de assaltos ou fugir", disse. Ele afirmou que essa prática é anterior à sua gestão.
A PM era responsável pela segurança externa e irá assumir por seis meses o controle administrativo dos presídios. Não foram registrados conflitos durante a operação.
A rede prisional do Estado abriga cerca de 1.500 detentos. Alguns presídios, como o de Viana, abrigam quantidade inferior de presos por estarem com as instalações destruídas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.