São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veteranos pisam sobre calouros na rua em Londrina

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A UEL (Universidade Estadual de Londrina, PR) preparou todo um esquema para evitar trotes violentos no início do ano letivo, incluindo o uso de 215 câmeras de vigilância e a atuação de 140 vigilantes pelo campus. Nada disso adiantou e agressões contra calouros aconteceram fora do campus da universidade.
O caso mais grave ocorreu no curso de agronomia, onde foram registradas ontem cenas de alunos sendo obrigados a ficar deitados em uma rua de terra para serem pisoteados por veteranos. Outros também foram agredidos com ovos.
A reitoria da UEL identificou ainda trotes violentos contra calouros dos cursos de psicologia, veterinária e direito.
Mesmo ocorrendo fora do campus, o reitor Wilmar Marçal disse que irá acionar o diretores de departamentos da universidade para identificar os responsáveis. A UEL tem imagens dessas agressões.
Marçal fez um apelo aos calouros que se sentiram humilhados ou constrangidos pelos trotes para que registrem um boletim de ocorrência na Polícia Civil. ""Com o boletim teremos amparo legal para [tomar] duras medidas contra os infratores", disse o reitor.
A UEL havia se preparado para o início do ano letivo após reuniões com diretores de departamentos e alunos dos CAs (Centros Acadêmicos) para evitar os trotes abusivos.
O objetivo era evitar constrangimento como o ocorrido no final do ano letivo passado, quando formandos de medicina foram flagrados soltando rojões e com bebidas alcoólicas no saguão do HU (Hospital Universitário).
Na época, o reitor, com apoio do Conselho Universitário, suspendeu a formatura de 14 alunos identificados por câmeras de segurança. Os alunos, porém, se formaram após decisão favorável da Justiça.


Texto Anterior: Mais jovem aluno da UFPR assiste a 1º dia de aula acompanhado pela mãe
Próximo Texto: Transporte: Ônibus intermunicipais terão hoje reajuste de 9,07%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.