São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais jovem aluno da UFPR assiste a 1º dia de aula acompanhado pela mãe

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Acompanhado o tempo todo pela mãe, o estudante Guilherme Cardoso, 13, fez ontem sua estreia como o mais jovem aluno da história da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que incluiu até o recebimento de um troféu pela façanha. Aprovado em primeiro lugar no vestibular para química de 2008, ele assistiu a uma palestra para calouros do curso, em Curitiba.
Com medo de ser alvo de trotes, Guilherme chegou cedo ao campus, com duas horas de antecedência. A mãe, a dona-de-casa Édina Cardoso, 44, ficou sentada ao lado dele durante a palestra inaugural do curso, em um auditório. Ela continuará junto com o filho na universidade nos primeiros dias de aula, até que ele se acostume com os itinerários dos ônibus que levam à UFPR -uma viagem de uma hora desde a casa da família.
Filho de um motorista e uma dona-de-casa, o jovem, que aprendeu a ler aos dois anos de idade e concluiu a sexta série do ensino fundamental em uma semana, disse que temia o trote. "Não gostaria que passassem óleo de cozinha em mim. Nem quero ficar pedindo pedágio na rua", disse.
Alguns veteranos, antes do início da palestra, tentaram tranquilizá-lo, dizendo que nada havia sido programado para recepcionar os iniciantes. Ontem, não houve trotes no departamento. Colegas vieram dar os parabéns ao saberem que ele conseguiu chegar à universidade tão cedo.
"Foi bom. Saí tranquilo", disse o garoto na saída da universidade. Ele disse que será fácil se adaptar à turma, composta em média por alunos cinco anos mais velhos.
O jovem quer ser professor. "Gosto de lecionar e ensinar os outros. Sempre tive vontade de fazer isso", disse o fã de Mario Bros., a série de videogame. Outro sonho do menino é buscar apoio de uma editora para concluir um livro didático sobre química. Ele prepara a obra sozinho.


Texto Anterior: 2ª fase da Fuvest pode cobrar todas as disciplinas
Próximo Texto: Veteranos pisam sobre calouros na rua em Londrina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.