São Paulo, sexta, 3 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro elege cidade petista como "exemplo" de combate

EDMILSON ZANETTI
da Agência Folha, em Catanduva

O ministro da Saúde, José Serra, elegeu a cidade paulista de Catanduva como exemplo de combate à dengue no país.
Enquanto o Estado de São Paulo, principalmente o interior do Estado, registra uma epidemia de dengue, o último caso da doença na cidade, de 100 mil habitantes, foi registrado no dia 31 de março do ano passado.
Serra esteve em Catanduva (385 km a noroeste de São Paulo) ontem à tarde.
Ele ganhou um mata-moscas dos agentes de saúde municipais e disse que vai levar o exemplo da cidade para o resto do país.

Cor partidária

Poucas horas antes, o presidente de honra do PT e virtual candidato do partido à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve na cidade e disse que estava feliz por ver um ministro do PSDB aprendendo política de saúde pública com uma administração petista.
Em resposta à declaração de Lula, o ministro disse que o combate ao mosquito "não tem cor partidária".
Segundo o prefeito Félix Sahão (PT), o combate à dengue é prioridade da política de saúde pública no município, por isso a cidade obteve sucesso na guerra contra o mosquito Aedes aegypti.

A estratégia

Como estratégia de combate ao mosquito, cada casa da cidade foi visitada uma média de 6,7 vezes por agentes de saúde no ano passado.
Foram feitas 245 mil visitas, em forma de arrastões ou de trabalho de conscientização. A cidade foi mapeada em 841 pontos estratégicos de controle, segundo a prefeitura.
Um ano depois, a colaboração da população é de quase 100%, segundo o prefeito.
No mês passado, apenas 23 moradores se recusaram a receber os agentes, de uma relação de 14 mil casas visitadas.

Histórico

A cidade convivia com a dengue desde o início da década. A pior epidemia foi registrada em 1993, com 376 casos. Em 1996 foram 225 registros da doença e, no ano passado, 8 casos até março.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.