São Paulo, sexta, 3 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desequilíbrio ecológico é motivo

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife

O principal motivo dos ataques de tubarões em Pernambuco é o desequilíbrio ecológico provocado pela construção do Porto de Suape, no Cabo (41 km de Recife).
A constatação é de especialistas brasileiros e estrangeiros que participaram de um seminário internacional sobre tubarões, em Recife, em 95.
Em Suape havia uma área de estuário que era utilizada por tubarões fêmeas, da espécie cabeça-chata, disse o oceanógrafo Fábio Hazin, um dos participantes do seminário.
Esses tubarões fêmeas utilizavam a área como "berçário", disse. Com a instalação do porto, explicou Hazin, os tubarões deslocaram-se para o estuário mais próximo, no Rio Jaboatão -que deságua exatamente no trecho de risco dos ataques (uma área de 30 km de extensão, ao sul de Recife).
Outro fator que explica os ataques, conforme Hazin, é o tráfego de navios na área, surgido também da instalação do porto.
"Por algum motivo, os tubarões costumam seguir os navios e acabam entrando nessa área que se tornou de risco", disse ele.
As hipóteses levantadas para explicar por que os animais seguem as embarcações são as de que eles são "puxados" pelo barulho das hélices ou pelo lixo jogado na água.
Pesquisas feitas na área encontraram latas de cerveja, sacos plásticos e até um abacaxi inteiro no estômago de tubarões.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.