São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUALIDADE
Intenção é incentivar maior cuidado ao trabalhador
Serra promete criar certificado para "empresas saudáveis"

do FolhaNews

da Reportagem Local

O ministro José Serra (Saúde) disse ontem em São Paulo que está em estudo a criação de um certificado de empresa saudável, que atestará a preocupação com o homem, com o trabalhador e com o meio ambiente.
Segundo Serra, os técnicos do ministério estão ainda definindo os critérios que servirão de base para a certificação das empresas.
O selo de empresa saudável deve começar a ser concedido no final deste ano.
O ministro disse que ações efetivas contra acidentes de trabalho devem passar por parcerias sólidas entre os diferentes segmentos da sociedade e entre as três esferas do governo. "Estou fazendo a minha parte, disponibilizando os recursos", afirmou.
Serra ainda disse que foram criados 159 centros de atenção à saúde do trabalhador.
O ministro afirmou que o trabalho em conjunto envolve a responsabilidade dos Estados e municípios na fiscalização dos ambientes de trabalho. "É indispensável que o governo, os empresários e os sindicatos atuem em parceria contra os acidentes de trabalho, senão nada acontecerá", declarou Serra.
Serra participou ontem do Fórum de Desenvolvimento, Produtividade e Saúde do Trabalho realizado na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O evento foi uma parceria entre Fiesp, Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Prevenção às LER/Dort e a Folha.
Em seu discurso, o ministro disse que o setor industrial é o mais afetado pelas doenças do trabalho, com 48% do total de casos. Seguem-se os setores de serviços (44%) e agricultura (8%).
A maioria dos acidentes ocorreram nas regiões Sudeste e Sul (88%). As situações mais graves foram na construção civil.


Texto Anterior: Saúde: TCM condena módulos do PAS a devolver dinheiro à prefeitura
Próximo Texto: Educação: Salário de professores grevistas será descontado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.