São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Secretaria diz que quem aderir à paralisação perderá dia
Salário de professores grevistas será descontado

da Reportagem Local

Os professores da rede estadual de São Paulo que entrarem em greve terão as faltas descontadas. Quem assinar o ponto e não der aula também será considerado faltoso. A informação é da secretária estadual da Educação, Rose Neubauer.
As aulas foram normais nas escolas, ontem, no primeiro dia de greve dos professores, segundo avaliação da Secretaria da Educação. A Apeoesp (sindicato dos professores) não estimou os números da adesão.
A orientação que havia sido dada pelo sindicato aos professores era que eles fossem às escolas, conversassem com os alunos sobre a paralisação, mas não dessem aulas nem provas.
"Qualquer contagem de professores em greve só deve começar a ser feita na quinta-feira. O que foi feito hoje (ontem) e será feito amanhã (hoje) é um trabalho de conscientização de pais e alunos sobre o movimento dos professores", declarou a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha.
Os grevistas reivindicam 54,71% de reajuste, o que elevaria o piso salarial de R$ 488 para R$ 755 (cinco salários mínimos).
"Essa proposta foi colocada em patamares inegociáveis", segundo a secretária.

Universidades
Os professores das três universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp) fizeram assembléias ontem e decidiram pela manutenção da greve. Segundo a Adusp (Associação dos Docentes da USP) mais duas unidades aderiram ao movimento: a veterinária e o campus de São Carlos.
O presidente do conselho de reitores, Jacques Marcovitch, disse que as universidades esperam que os professores apresentem planilhas sobre salários para negociar. Os grevistas pedem 25%.



Texto Anterior: Qualidade: Serra promete criar certificado para "empresas saudáveis"
Próximo Texto: Meio ambiente: Amônia vaza de depósito em Santos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.