UOL


São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EDUCAÇÃO

Governo do RJ quer alterar sistema de cotas nas universidades estaduais
O governo do Rio deve alterar a lei de cotas nas universidades estaduais e estuda conceder uma bolsa mensal entre R$ 200 e R$ 300 para todos os alunos que entraram pelo sistema de cotas neste ano.
As modificações nas leis que reservam vagas para negros, pardos e alunos da rede pública na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) foram discutidas ontem, em reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Participaram da reunião representantes das duas universidades, ONGs e outras entidades. As propostas devem ser apresentadas ao governo em 15 dias.
No vestibular do ano passado, 63% dos estudantes entraram na Uerj preenchendo algum dos critérios das duas cotas existentes: uma que reserva 50% das vagas para alunos da rede pública e outra que reserva 40% das vagas para candidatos autodeclarados negros ou pardos.
Pela proposta da Uerj, as cotas passariam a ser de 20% para os que se declararem negros ou pardos, 20% para alunos da rede pública e 5% para outras minorias, como deficientes físicos e povos indígenas -preenchendo um total de 45% das vagas.
A ONG Educafro, que organiza cursos pré-vestibulares para negros e carentes, aceita um percentual máximo de vagas preenchidas por cotas de 50% e sugere mudanças em alguns critérios.
Uma delas é a flexibilização da cota para alunos da rede pública. Hoje, apenas estudantes que estudaram a vida toda em escolas do Estado têm direito. Outras propostas são mais polêmicas, como restringir as cotas raciais apenas para quem se declarar negro. Na avaliação da ONG, o termo pardo facilita a fraude.
A Educafro defende também que só possam ser beneficiados estudantes que venham de famílias com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
(DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Comportamento: Rio é a cidade mais cordial, diz pesquisa
Próximo Texto: Ônibus: Trabalhadores anunciam mais paralisações
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.