São Paulo, quarta, 3 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galinho de Quintino dá uma de Jacky Ickx

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha
Os Correios estão incentivando o torcedor tapuia a escrever para a seleção e eu faço aqui a minha parte:
Caro Zico,
Que sinuca de bico, hein? Não bastasse ter de conviver diariamente com o simpático Zagallo, ainda cai essa bomba do Romário na tua mão.
Lembra do Jacky Ickx, o piloto belga da Ferrari dos anos 70, que manchou o imaculado currículo esportivo naquele histórico GP de Mônaco?
Não? Pois faço questão de refrescar a sua memória.
Aposentado das pistas, como você dos gramados, Ickx virou dirigente esportivo.
Na qualidade de diretor de prova do GP de Mônaco, partiu dele a decisão de encerrar a poucas voltas do final aquele GP em que o francês Alain Prost (conhecido por seu medo de pilotar em pista molhada) liderava debaixo de chuva.
A decisão de Ickx até hoje está entalada na goela de quem gosta de automobilismo.
Quando começou a chover forte, um piloto até então desconhecido, a bordo de um modesto Toleman, foi galgando posições até chegar ao segundo lugar. A partir daí, mesmo com um carro muito inferior ao de Prost, ele foi à caça do líder, enquanto o francês patinava na pista. Na volta em que o Toleman encostou no McLaren de Prost, Ickx encerrou a corrida por excesso de chuva. E impediu que Ayrton Senna, o piloto do Toleman, vencesse seu primeiro GP.
Aposto que você se lembra da mágoa estampada no rosto de Senna, ao receber o troféu de 2º colocado das mãos do príncipe Ranier. Ela está marcada na memória de todos aqueles que amam o esporte.
Ontem na TV, na entrevista em que Romário comentou seu desligamento da seleção, aquela mesma mágoa era visível na cara dele.
Eu sei. Ser chamado de "perdedor" por um moleque que nunca teve a mesma disciplina que você deve ser um osso duro de roer. Especialmente quando esse atrevido encerra sua participação na seleção com um gol a menos do que o Zico na relação de artilheiros.
Mas, vem cá: já que ele tinha de ser cortado, por que esperar tanto para fazê-lo?
Agora, por mais que você se explique e por mais que o Romário não tenha mesmo tido condições de jogar, a sombra de Jacky Ickx irá perseguir você para sempre.
Um abraço da torcedora,
Barbara

QUALQUER NOTA

Meandros da lei
Alô, Silvio de Abreu! Explique-me, por favor: há 20 anos, o chamado crime hediondo não existia e o condenado por homício qualificado só cumpria 1/6 da pena em reclusão. Então como é que o Clementino, personagem de "Torre de Babel", cumpriu a pena integral em regime fechado?

Medo da Índia
Os habitantes de Canoa Quebrada, no litoral do Ceará, estão preocupados. Como a bandeira do vilarejo, como lua e estrela, é cópia-carbono da bandeira do Paquistão, eles andam pensando em construir abrigos para se proteger de um eventual ataque atômico.

Assim não dá
Alguém poderia me dizer por que o Multicanal sai do ar pontualmente na hora do "Jornal Nacional" e das corridas de F-1?

E-mail: barbara@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.