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FAB nega falha de controlador e divulga áudio
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Aeronáutica, que recebeu
com surpresa o relatório preliminar sobre as causas da queda
do Airbus, divulgou ontem à
noite o áudio em que o controlador de tráfego aéreo brasileiro comunica ao colega de Dacar, às 22h35 (horário de Brasília), que o avião entraria no espaço aéreo do país às 23h20.
Ainda segundo a Força Aérea, o Brasil não tomou nenhuma providência para iniciar as
buscas logo em seguida porque
simplesmente não sabia do desaparecimento do Airbus.
O controle aéreo brasileiro
nem foi informado por Dacar
de que o avião não entrou no
país na hora prevista nem pela
Air France de que o sistema automático havia enviado mais de
20 mensagens de diferentes erros antes de desaparecer.
Pelas normas aeronáuticas,
segundo a FAB, caberia a Dacar
comunicar ao Brasil que o avião
não tinha entrado nos seus radares, como previsto. Se essa
comunicação não é feita em até
três minutos depois do prazo, o
controle do país de origem do
voo está liberado para deduzir
que tudo correu bem.
A FAB também distribuiu
nota oficial dizendo que Dacar
recebeu o plano de voo -o BEA
divulgou que isso não foi feito.
Além disso, o técnico que
acompanha as investigações na
França por delegação do Cenipa (Centro de Investigação e
Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ligado à FAB, foi
orientado a prestar esclarecimentos à comissão francesa e
reencaminhar a documentação, que, segundo a Aeronáutica, já tinha sido entregue.
Conforme a Folha apurou,
oficiais da Aeronáutica e a cúpula da Defesa ficaram preocupados com a possibilidade de
uma reação passional das autoridades francesas, que, para
tentar defender a Air France e
a Airbus, ambas do país, podem
começar a querer dividir responsabilidades e culpas.
Na avaliação do governo brasileiro, tanto o controle aéreo
de Dacar quanto a Air France
foram omissos, porque um não
comunicou sobre a falta de
contato com o avião e a outra
ignorou as mensagens de pane.
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