São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bahia é símbolo de contraste entre renda e área social

DA SUCURSAL DO RIO

Uma boa situação de renda e de emprego nem sempre está associada ao desenvolvimento humano.
Os dados do indicador municipal criado pela Firjan mostram que alguns Estados ou cidades com bom desempenho no quesito econômico caem bastante de posição no ranking quando se analisa somente o aspecto social.
Entre Estados, o melhor exemplo dessa discrepância é a Bahia. Analisando só a dimensão de emprego e renda pela Firjan, o Estado teria o sexto melhor desenvolvimento, atrás apenas de São Paulo, Paraná, Minas, Rio e Santa Catarina.
Os resultados da Bahia em educação e saúde, no entanto, colocam o Estado nas últimas posições. Em saúde, a Bahia supera apenas três unidades da Federação: Pará, Amazonas e Maranhão. Na educação, o resultado é pior ainda -o Estado fica em penúltimo lugar no ranking, à frente só de Alagoas.
Não por acaso, é também um município baiano um dos que mais se destacam na discrepância em seus resultados de emprego e renda quando confrontados com saúde e educação. Camaçari, onde há um pólo petroquímico e várias empresas que oferecem empregos no setor formal, aparece como a quarta melhor cidade no quesito emprego e renda.
Esse bom resultado quando se analisam os empregos criados e os salários pagos no setor formal, no entanto, não se repetem em saúde e educação. Em saúde, a cidade fica na 3.092ª posição entre 5.559. Na educação, o resultado cai ainda mais -Camaçari fica apenas na 5.094ª posição na lista.
Há, no entanto, casos em que ocorre o inverso, ou seja, o resultado social é melhor que o econômico. É o que acontece em Mato Grosso, que, no quesito emprego e renda, é apenas o 19º entre os Estados, mas, em saúde, sobe para a décima posição.


Texto Anterior: Curitiba tem maior desenvolvimento entre as capitais
Próximo Texto: Inscrição para Prêmio Empreendedor Social termina no dia 10
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.