São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba tem maior desenvolvimento entre as capitais

A cidade de São Paulo é a terceira no ranking das mais desenvolvidas, atrás da capital do Paraná e de Vitória

A análise de dados isolados de emprego e renda põe a cidade só na 17ª colocação, porém; desenvolvimento em SP ainda é alto, diz Firjan


DA SUCURSAL DO RIO

Os resultados apresentados pela Firjan mostram que São Paulo é a terceira capital do país no ranking de desenvolvimento, com um patamar de 0,8357. Apesar disso, a análise dos dados isolados de emprego e renda mostra que ela ocupa a 17ª posição, atrás de capitais como Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Patrick Carvalho, chefe da Divisão Econômica da Firjan, minimiza a distância em relação aos primeiros colocados no ranking de emprego e renda, Salvador e Aracaju. "A diferença está na segunda casa decimal. Apesar desta colocação, a cidade de São Paulo ainda exibe um alto desenvolvimento em emprego e renda", disse.
Segundo especialistas, a classificação pode estar relacionada ao aumento do emprego no interior do Estado, especialmente na indústria.
Os dados reforçam a percepção de que o país caminhou de forma desigual. Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking de educação e aparece em sexto lugar nos dados relativos apenas ao setor de saúde.
A primeira colocada no ranking de desenvolvimento -que engloba saúde, educação, emprego e renda- nas capitais é Curitiba, seguida de Vitória, as duas únicas que aparecem na lista dos 100 municípios de maior grau de desenvolvimento no país.
Desde 2000, um dos destaques de crescimento foi Florianópolis, que passou da décima colocação para o quarto lugar em 2005. Já o Rio de Janeiro passou do quinto lugar para o sétimo, entre 2000 e 2005.


Texto Anterior: Avanço das cidades foi maior em emprego e renda do que em saúde
Próximo Texto: Bahia é símbolo de contraste entre renda e área social
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.