São Paulo, sábado, 3 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede privada registra queda de matriculados

da Sucursal de Brasília

O crescimento de matrículas nos ensinos fundamental e médio no país aconteceu somente na rede pública.
O ensino fundamental (antigo 1º grau) registrou neste ano 1,8 milhão de estudante a mais do que no ano passado (6,1%).
Já a rede privada registrou neste ano 265 mil alunos a menos em comparação ao número de matrículas registrado ano passado (-7,2%).
No ensino médio (o antigo 2º grau), a situação se repete. Há 602 mil estudantes matriculados a mais na rede pública (um crescimento de 11,7%), contra 39 mil estudantes a menos nas escolas particulares (-3,1%).
"Essa queda de matrícula na rede privada não tem a ver com crise econômica. Ela aconteceu sobretudo na região Nordeste, onde alunos que estavam em escolas comunitárias passaram para escolas públicas. Os governos locais estimularam isso para poder receber dinheiro do fundo", disse o ministro Paulo Renato Souza (Educação).
Na região Nordeste, as escolas particulares de ensino fundamental matricularam 159,5 mil estudantes a menos em relação ao ano passado.
O ensino médio registrou um aumento de 8,8% de estudantes matriculados. O crescimento do número de alunos aconteceu em todos os Estados do país.
Nos últimos quatro anos, o número de alunos no 2º grau cresceu 41,2%. Segundo o Ministério da Educação, isso reflete a melhora no ensino fundamental: quanto menor a repetência, maior o número de alunos que chegam ao ensino médio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.