São Paulo, sábado, 3 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOVEST 99
Criação de novos cursos pode ter influenciado o resultado
Inscrições para vestibular da Unicamp aumentam 14,5%

da Reportagem Local

A apuração final de inscrições para as provas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou um número surpreendente, segundo a coordenadora-executiva dos vestibulares Maria Bernadete Marques Abaurre. "Nós esperávamos cerca de 35.500, mas tivemos 38.145 inscritos", afirma.
Esse número representa um aumento de 14,5% em relação ao vestibular de 98. Para Abaurre, ainda há poucos elementos para explicar esse aumento inesperado. "Mas a criação dos cursos de arquitetura e urbanismo, licenciatura em letras, licenciatura integrada em química/física e bacharelado em linguística pode ter influenciado o resultado."
Abaurre afirma ainda que a reestruturação para aumentar as vagas dos cursos noturnos pode ter chamado a atenção dos candidatos. "Nós conseguimos, este ano, chegar a 825 vagas, equivalente a 1/3 do total, cumprindo uma exigência da Constituição Estadual."
O crescimento do número de inscritos pode ainda ter sido causado pelo aumento de alunos que concluem o 2º grau, segundo dados recentes do MEC (Ministério da Educação e Cultura), e pela conjuntura econômica, que faz os candidatos darem preferência a instituições públicas, diz Abaurre.
Segundo ela, esse aumento deve distribuir-se igualmente entre os cursos, provocando um natural aumento da relação candidato/vaga das carreiras mais concorridas, como medicina, odontologia e algumas engenharias.
Do total de inscritos, 44,2% são da região de Campinas e 32,9%, da Grande São Paulo. A primeira fase do vestibular está marcada para 29/11. A Unicamp oferece 2.325 vagas em 50 cursos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.