São Paulo, sábado, 3 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA
Universal deveria comunicar obras
Polícia quer lista de reformas em templo

da Reportagem Local

A polícia de Osasco (Grande São Paulo) encaminhou ontem ofício para a Igreja Universal do Reino de Deus solicitando a apresentação de todos os registros de reformas feitas no templo de Osasco desde o início da locação, em 1993.
A apresentação dos documentos ganhou importância depois que o administrador da galeria onde ficava o templo, Roberto Tognato, afirmou à polícia anteontem que a igreja nunca comunicou as reformas que feitas no local.
Segundo Tognato, o contrato do imóvel previa que o locatário era obrigado a comunicar todas as alterações feitas no local.
Uma sobrecarga na coluna principal do teto, que poderia ter sido provocada por obras de reforma, é uma das hipóteses levantadas pela polícia para explicar a queda parcial do telhado do templo, que provocou a morte de 25 fiéis e feriu mais de 400 no dia 5 de setembro.
"Se esses documentos não forem apresentados, fica mais patente a responsabilidade. Eles podem indicar qual o grau de comprometimento que as reformas causaram na estrutura", disse o delegado Flávio Augusto de Souza Nogueira.
O delegado afirmou que pretende fazer um cruzamento de toda a documentação fornecida pela Prefeitura de Osasco, proprietários do imóvel e locatário para chegar a uma conclusão sobre as responsabilidades do caso.
A polícia também aguarda a finalização do laudo técnico do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil para descobrir o que causou a queda do teto do templo.
Até o momento, a polícia já tem como praticamente certo o indiciamento de uma pessoa: Reinaldo Santos Suisso, bispo responsável pelo templo de Osasco. Ele pode ser acusado de negligência porque as principais saídas do prédio estavam trancadas.
A polícia também comprovou que o prédio estava em desacordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Duas saídas de emergência foram eliminadas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.