São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP é metrópole com menor rede

DA REPORTAGEM LOCAL

O metrô de São Paulo é o que tem a menor malha viária entre as cinco maiores cidade do mundo.
A relação entre quilômetro de rede e população da região metropolitana servida pelo sistema é de 1 km por 51,5 mil habitantes em Nova York, 1 km por 111 mil na Cidade do México, 1 km por 139 mil em Tóquio, 1 km por 151 mil em Seul e 1 km por 363 mil pessoas em São Paulo.
Em funcionamento desde setembro de 1974, o metrô paulistano foi o 42º a iniciar a operação no mundo. O mais antigo é o metrô de Londres, de 1863.
O projeto inicial em São Paulo previa, no final da década de 60, 140 quilômetros de malha metroviária, mas, 26 anos depois, apenas 35% da rede foi construída (49,2 quilômetros).
O metrô e a ANTP têm uma explicação para a defasagem: falta de investimentos em transportes de massa nos últimos oitos anos de administração municipal. Segundo as entidades, foi dada maior ênfase para o transporte individual: construção de avenidas e viadutos para os carros. (MV)


Texto Anterior: Estado tem programa para sistema
Próximo Texto: Barbara Gancia: Yuri e Shepherd no espaço? Só pode ser "flashback"!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.