São Paulo, sábado, 03 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Tratamento foi eficaz em 30% dos casos analisados

Estudo mostra que homeopatia pode ajudar crianças asmáticas

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudo realizado com crianças asmáticas mostra que a homeopatia como terapia de tratamento melhora os sintomas da doença e a qualidade de vida dos pequenos.
Foram analisadas 51 crianças de São Paulo, com idades entre cinco e 12 anos, que tinham constantes crises de asma. Antes do estudo, elas eram tratadas com alopatia.
A asma é uma doença das vias respiratórias que afeta 15% da população mundial e, entre as doenças crônicas, é o principal motivo das consultas na infância.
Segundo o pediatra homeopata Carlos Brunini, que realizou o trabalho como dissertação de mestrado na Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, ligada ao Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos, 30% das crianças tratadas com homeopatia tiveram melhora no quadro asmático.
A constatação foi feita com base em um questionário francês, denominado Auquei (de avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes), traduzido e validado no Brasil pelo psiquiatra infantil Francisco Assumpção Jr., da USP (Universidade de São Paulo).
As crianças responderam ao questionário, elaborado de maneira que permitisse mesmo às mais novas participar, antes de começar o tratamento homeopático e seis meses depois dele.
Segundo Brunini, as crianças avaliadas no estudo não só tiveram as crises asmáticas interrompidas, como também apresentaram melhora na disposição.
Segundo a alergologista Yara Mello, diretora do serviço de alergia e imunologia do Hospital Edmundo Vasconcelos, um tratamento alopático adequado também traz evidente melhora na qualidade de vida dos pacientes.
"O asmático deve ser tratado de forma abrangente, não só durante as crises", afirma a alergologista . Ela diz que a asma é hereditária, manifesta-se por múltiplos fatores -como ambientais (poluição, fumaça, cigarro) e emocionais- e não tem cura.
Segundo ela, a doença pode ficar sem se manifestar por vários anos e aparecer por algum fator. Yara, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Asmáticos, não conhece e prefere não opinar sobre o tratamento homeopático para asmáticos.

"Cura"
A recepcionista Eunice Castelao, 39, diz que a homeopatia "curou" seu filho Guilherme, 9, da asma e das infecções na garganta.
Até os quatro anos, o menino tinha fortes crises alérgicas, seguidas de febre e falta de ar. "Não aguentava mais dar antibiótico para ele. Parei até de trabalhar."
Em uma dessas crises, Eunice diz que o pediatra alopata que tratava de Guilherme sugeriu uma cirurgia para retirar as amídalas. "Resolvi tentar a homeopatia antes", afirma a mãe.
Segundo ela, os resultados do tratamento foram surgindo aos poucos e, em dois anos, o menino já não tinha mais crises de asma e infecções na garganta.


Associação Brasileira de Asmáticos: 0/ xx/11/3773-9825, 3501-8854; e-mail: sbasp-sp@ig.com.br



Texto Anterior: Psiquiatria: Profissionais defendem o uso do eletrochoque para depressivos
Próximo Texto: Europeus testam soluções diluídas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.