São Paulo, domingo, 4 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagens publicadas nos dias 1º e 2 continham incorreções

da Reportagem Local

As duas primeiras reportagens da série Violência Oculta, publicadas nos dias 1º e 2 de janeiro, contêm incorreções.
No quadro "Compare com outros lugares", da página 3-1 do dia 1º, o percentual da população maior de 16 anos da África do Sul que sofreu algum tipo de violência é de 57% e não 58%.
Já os crimes de fraude contra o consumidor e tentativa de suborno referem-se apenas ao ano de 96 e não aos últimos cinco anos.
No mesmo quadro, sob o título "Conheça os crimes mais comuns", alguns números referentes a Uganda estão errados (veja os índices corretos no quadro ao lado).
Ainda nesse quadro, em que é mostrado "O que é levado em arrombamentos", a categoria eletroeletrônicos está subdividida em itens que não poderiam ser relacionados. O correto está ao lado.
Na mesma página, estão errados os nomes dos coordenadores da pesquisa Mauro Francisco Paulino e Alessandro Janoni Hernandes.
Na reportagem "Classe média se arma mais, diz pesquisa", há um erro de interpretação. O correto não é que 19% dos donos de armas têm renda familiar mensal acima de R$ 2.340, mas que entre as pessoas com renda mensal acima de R$ 2.340, 19% possuem armas.
O mesmo erro ocorre na seguinte passagem do texto: "15% dos donos de armas têm escolaridade superior, contra 4% que estudaram somente até o primeiro grau. Em relação ao tipo de residência protegida por arma, 18% apresentam alto status residencial".
O correto é: entre os que têm escolaridade superior, 15% possuem armas. Entre os que estudaram até o primeiro grau, essa taxa é de 4% e entre os que moram em áreas de alto status residencial, de 18%.
No texto "População reprova ação da polícia", na mesma página, a taxa dos que vivem em áreas de baixo status residencial e reprovam a polícia é de 50% e não 38%.
O quadro "Visão da população de SP sobre os criminosos", na mesma página, foi publicado duas vezes.











Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.