São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

passei por isso

Ganhei um glaucoma por pingar tanto colírio

DA REPORTAGEM LOCAL

Tive uma conjuntivite alérgica alguns anos atrás, fui ao médico e ele me deu um colírio. Falou para pingar por 15 dias. Eu pinguei e resolveu. Mas guardei o produto. Aí, qualquer probleminha que achava que ia ter, qualquer irritação, ou se acordava com o olho vermelho, já pingava. Eu me senti bem com o colírio. Era até meio compulsiva.
Depois de uns seis meses voltei ao oftalmo para uma consulta de rotina. Senti que estava com um pouco de dificuldade de visão, para dirigir à noite, uma coisa leve. Quando ele foi medir a pressão ocular, disse que estava alterada e perguntou se tinha histórico de glaucoma na família. Eu fiquei meio assustada.
Com os exames vi que já tinha perdido um pouco de visão periférica. O médico me fez várias perguntas e quis saber se eu pingava colírio aleatoriamente. Ele me disse que eu adquiri um glaucoma por pingar tanto colírio.
Hoje eu uso colírio todo dia para o glaucoma. Para o resto da vida vou ter que usar. Agora está controlado. Mas, por causa disso, minha visão periférica não voltou nem vai voltar. A gente não deve se automedicar, as pessoas esquecem que colírio é remédio.


Texto Anterior: Perguntas
Próximo Texto: Vírus que causa conjuntivite está mais perigoso; doenças são comuns no verão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.