São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus que causa conjuntivite está mais perigoso; doenças são comuns no verão

DA REPORTAGEM LOCAL

A conjuntivite viral é mais freqüente no verão em decorrência do calor e da umidade. Nas últimas semanas, um tipo mais virulento -ou seja, mais agressivo- apareceu.
Os sintomas são, principalmente, o excesso de lágrimas e a sensação de areia no olho. Geralmente a conjuntivite viral dura até 15 dias. "É preciso fazer um alerta. Em uma semana já vi oito casos de conjuntivites virais que vão precisar de três a quatro meses de tratamento", diz Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP).
A doença se propaga pelo contato. Alguns tipos de vírus são tão contagiosos que já foram encontrados ativos em um ambiente seco horas depois.
Para se proteger, é importante lavar muito as mãos, não compartilhar toalhas, fronhas e colírios e evitar o contato físico direto com a pessoa doente.
Além da viral, existem outros tipos de conjuntivite: bacteriana- também mais comum no verão-, alérgica e irritativa, causada por agentes externos como fumaça de cigarro e areia.
Já o olho seco ocorre quando a produção de lágrimas não é suficiente para lubrificar a córnea. Ar-condicionado, ventilador, sol, calor e até o computador agravam o problema.
Conjuntivites mal tratadas e automedicação causam a ceratite, uma inflamação na córnea.


Texto Anterior: Passei por isso: Ganhei um glaucoma por pingar tanto colírio
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.