São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIMPEZA URBANA

Com o fim de dois contratos, lixo reciclável recolhido em São Paulo é prensado sem separação de materiais

Falta de transporte reduz coleta seletiva

DO "AGORA"

A produção de material reciclado do programa Coleta Seletiva Solidária, da prefeitura paulistana, sofreu queda com o fim dos contratos (dezembro e fevereiro) das duas empresas de transporte que providenciavam caminhões para coleta. O projeto é uma parceria entre 15 cooperativas de lixo reciclável e a prefeitura.
Hoje, a única forma de parte do material chegar aos centros de triagem é por meio de caminhões da prefeitura, que recolhem o material despejado nas lixeiras especiais para materiais reciclados. Antes de chegarem à triagem, porém, tudo é prensado, sem separação de materiais (plástico, lata, papel e vidro).
Para a presidente da Associação de Moradores dos bairros Cerqueira César e Jardins, Célia Marcondes, o trabalho de conscientização da sociedade sofre com os problemas de retirada do lixo. "Pelo menos 400 condomínios residenciais e comerciais fazem a coleta seletiva do material. Trata-se de uma questão que ajuda milhares de pessoas."
Em um condomínio residencial na Alameda Franca, por exemplo, dezenas de sacos de material reciclável foram jogados no lixo comum pela falta dos caminhões. "O acúmulo já estava causando mau cheiro", conta o zelador Gileno Nunes de Carvalho, 41 anos. "Faz um mês que não passam por aqui. Eu separava tudinho, mas parei", afirma a dona-de-casa Ruth de Oliveira, 49 anos, que vive na Mooca (zona leste).
Nos 15 centros de triagem, que empregam cerca de mil pessoas e onde deveriam chegar cerca de 60 toneladas por dia, o problema é a falta de material. A renda da cooperada Cecília Rodrigues, 60, do centro de triagem de Pinheiros, costumava ser de pouco mais de R$ 400, mas caiu pela metade.


Texto Anterior: Guarda-roupa novo: Prefeito tira vermelho petista e põe o azul tucano em uniforme escolar
Próximo Texto: Outro lado: Serviço será normalizado, diz secretaria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.