São Paulo, quinta-feira, 04 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criação da Fuvest em 1976 pôs fim a exame unificado

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o maior vestibular dos país, surgiu em 1976 e acabou com os exames unificados no Estado de São Paulo, como o Cescem, o Mapofei e o Cescea.
A principal mudança em 26 anos foi feita em 1995, quando cresceu o número de questões da primeira fase. Os pontos obtidos nessa etapa também passaram a contar na nota final.
O aumento para 160 questões veio de um estudo de Walter Leser, que provava que, com 72 perguntas, o acaso pesava muito na aprovação do candidato. "Alguém poderia dar sorte de cair na prova o que sabia. Com mais questões, podemos cobrar mais conteúdos do ensino médio", disse o professor Celso Beisiegel, então pró-reitor de graduação da USP.
Antes, no início dos anos 90, a Fuvest acabou com a nota mínima que algumas carreiras exigiam e que faziam com que sobrassem vagas. Em 1988, 15% das vagas não foram preenchidas e, em 1990, um segundo vestibular teve de ser feito.



Texto Anterior: Walter Leser, 92, foi o responsável pela introdução dos testes no vestibular
Próximo Texto: Em dia: Já passei por isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.