São Paulo, quinta-feira, 04 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

Aluno que sempre estudou em escola pública conquistou vaga em letras

DA REPORTAGEM LOCAL

Peterson de Aguiar Alves, 19, que cursou os ensinos fundamental e médio na mesma escola da rede pública em Poá (Grande SP), foi um dos candidatos isentos da taxa de inscrição que passaram na Fuvest.
Hoje ele faz parte de uma das turmas de letras da USP. Sobre a experiência na escola, Peterson diz não ter recebido uma formação adequada. "Foram poucos os professores que fizeram alguma diferença na minha vida."
Quando estava no terceiro ano do ensino médio, ele e duas colegas de escola foram escolhidos para ganhar uma bolsa de seis meses em uma rede de cursinhos de Suzano (cidade vizinha de Poá). Ao fim do curso, em 2000, ele prestou vestibular para direito, mas não foi aprovado. "Não é do dia para a noite que se transforma uma pessoa."
No ano passado, ele passou o primeiro semestre estudando sozinho em sua casa, onde mora com mais seis pessoas. "Era difícil conseguir se concentrar com tanta gente", disse Peterson.
No segundo semestre, ele ligou para o mesmo cursinho que lhe havia oferecido a bolsa e pediu outra, pois não poderia bancar o curso. Sua mãe é a única pessoa empregada em sua casa.
Peterson tentou encontrar trabalho no ano passado, mas não conseguiu. "Se tivesse encontrado serviço, talvez não tivesse passado no vestibular."
Atualmente, ele recebe bolsa-alimentação para almoçar no restaurante da universidade e espera o resultado de seu pedido por uma bolsa-trabalho para receber um salário mínimo por dez horas semanais de serviço.
Como mora em Poá e demora cerca de três horas para chegar à faculdade, ele está dormindo em um alojamento no estádio da USP enquanto espera a seleção para o conjunto residencial da universidade.



Texto Anterior: Acesso restrito: Apenas 1,7% dos isentos são aprovados na Fuvest
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.