UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anvisa amplia ações de prevenção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anvisa definiu ontem um conjunto de medidas preventivas emergenciais para passageiros de vôos internacionais que apresentem sintomas da Sars. As ações começam a partir de hoje.
O plano prevê um alerta feito pelo piloto, durante o pouso do avião. Os passageiros serão alertados em português e na língua de origem da empresa aérea sobre os sintomas e locais onde podem receber auxílio, caso seja necessário.
Nos aeroportos, os passageiros receberão panfletos em português, espanhol e inglês com as mesmas orientações. Estão previstos, ainda, alertas por meio de alto-falantes e fixação de cartazes.
Cada porto ou aeroporto também contará com uma comissão de acompanhamento da evolução da epidemia no país, que discutirá diariamente se há necessidade de alertas às autoridades sanitárias ou mudanças nos procedimentos.
Segundo Luis Carlos Wanderley Lima, diretor da Anvisa, as medidas visam causar o mínimo de transtorno aos usuários. Não seriam necessárias outras ações atualmente porque já existe uma série de procedimentos -como o cuidado com roupas, água e dejetos das aeronaves- que a Anvisa já realiza. As normas têm como base as orientações da OMS.
A intenção do governo nesse momento, segundo Lima, é impedir que alguém eventualmente contaminado dissemine a doença. Por isso, para a Anvisa, as medidas emergenciais de prevenção seriam suficientes.


Texto Anterior: Pneumonia asiática: Primeiro exame não descarta doença
Próximo Texto: "Vizinho" de vôo não será isolado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.