São Paulo, Domingo, 04 de Abril de 1999
Texto Anterior | Índice

O que dizem as pesquisas

da Reportagem Local

Pesquisas que pipocam em todas as partes do mundo estão revelando um lado dos alimentos que não se conhecia. Por trás de um prato de folhas verdes e legumes coloridos, por exemplo, se escondem substâncias de nomes estranhos como ácido fenólico, genistelina, terpenos e sulfetos alílicos. Cada uma delas teria funções protetoras e regeneradoras.
Veja algumas pesquisas recentes com alimentos:
Mulheres na pré-menopausa que consumiram cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia tiveram 23% menos risco de contrair câncer de mama (Harvard, Boston, EUA).
O consumo de limonóide, substância presente nas frutas cítricas, reduziu o colesterol e a multiplicação de tumores (estudos em ratos e in vitro na Universidade de Kanazawa, no Japão e na Universidade de Western Ontário, no Canadá).
Pesquisas com ratos apresentadas no congresso da American Chemical Society mostraram que o consumo de chás preto e verde diminuiu a gordura no sangue e reduziu os lipídeos oxidativos. Outra pesquisa, in vitro, revelou que substâncias presentes no chocolate e no cacau podem reduzir riscos cardiovasculares.
No mesmo congresso, estudos mostraram que o consumo moderado de café pode melhorar a atenção, aumentar a energia, inibir tumores e fortalecer as artérias. (AB)



Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: A CPI dos tolos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.