São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador e Rio já tiveram manifestações

DA REDAÇÃO

Protestos contra o fim do passe livre e o aumento da tarifa de ônibus já haviam ocorrido no ano passado no Rio e em Salvador.
No Rio, cerca de mil estudantes fizeram uma manifestação pacífica no centro, no início de julho, contra o fim da Lei do Passe Livre.
Em outubro, 300 alunos protestaram nas ruas do centro, contra a Lei da Catraca, que institui o uso de cartões eletrônicos. Em novembro, 400 alunos fecharam a avenida Presidente Vargas (centro) contra o fim do passe livre.
Em Salvador, os estudantes fizeram em setembro uma série de protestos e bloqueios contra o reajuste nas tarifas dos transportes coletivos, anunciado em 30 de agosto. No dia 2 de setembro, 15 mil alunos impediram a circulação de ônibus. Empresas chegaram a retirar 40% da frota das ruas. No dia seguinte, a manifestação reuniu 20 mil alunos, que bloquearam as principais vias da cidade e depredaram 67 veículos.
O governo do Estado chegou a determinar o uso de tropa de choque, helicópteros e motocicletas.
Os bloqueios seguiram até o dia 9 de setembro, quando os estudantes aceitaram as propostas do município -ampliação do sistema de meia passagem durante todo o ano e congelamento da tarifa básica por um ano.


Texto Anterior: Em BH, prefeitura é invadida
Próximo Texto: Saúde: Álcool mata mais homens adultos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.