UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMELÔS x PREFEITURA

Grupo reagiu à tentativa de guardas de retirar os irregulares da região

Confronto na Lapa deixa 18 feridos

DO "AGORA"

Um confronto entre camelôs, fiscais da Prefeitura de São Paulo e guardas-civis praticamente fechou o comércio nas ruas 12 de Outubro e doutor Cincinato Pomponet, na Lapa (zona oeste), das 11h às 14h de ontem. Pelo menos 18 pessoas -entre guardas, camelôs, fiscais e pedestres- ficaram feridas.
O tumulto começou com uma operação da Subprefeitura da Lapa para a retirada de ambulantes irregulares. Por decisão judicial, eles devem ser removidos até o início do próximo mês.
Nas ruas onde houve o tumulto, há mais de 400 ambulantes. Na região, 190 têm Termo de Permissão de Uso (TPU), mas 90 deles deveriam estar em outras vias. Às 10h, as equipes seguiram pela 12 de Outubro até a esquina com a Clemente Álvares, onde tentaram desmontar a barraca de um ambulante.
Houve confronto durante uma hora e meia. O corre-corre fez os comerciantes fecharem as lojas, única saída para os pedestres que buscavam proteção.
O tumulto só terminou quando a GCM enviou mais 30 homens, em 20 veículos, para o local. Acompanhado da presidente da associação dos ambulantes da zona oeste, Ana Pontes Teixeira -que acalmava os ânimos-, o grupo desceu pelas duas ruas principais, retirando todos os camelôs irregulares.
Na Sé (centro), onde há 3.000 clandestinos, também houve aumento da fiscalização ontem, com 120 agentes e o mesmo número de guardas.


Texto Anterior: Trânsito: Multa antiga não impedirá licenciamento
Próximo Texto: Panorâmica - Caso Celobar: Polícia deve indiciar diretor de laboratório
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.