UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Justiça determina uma fiscalização em todos os asilos de Santa Luzia
A Justiça de Minas Gerais concedeu liminar favorável à ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça contra a Prefeitura de Santa Luzia, que se recusou a assinar o termo de ajustamento de conduta proposto em junho para acabar com os maus-tratos e abandono dos idosos e deficientes mentais nos asilos do município.
A ação foi protocolada depois que a prefeitura alegou falta de recursos para assumir todos os compromissos previstos no acordo, como a construção de uma casa de repouso em 80 dias.
Na decisão judicial, o juiz Marco Antônio Melo determinou a fiscalização de todos os asilos em 20 dias. Os pacientes que estiverem em abrigos fechados deverão ser encaminhados para instituições públicas ou custeadas pelo município.
De imediato, a prefeitura deverá conceder assistência médica e fornecer remédio. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 2.000 por idoso internado em situação irregular.

Outro lado
A assessoria de imprensa da prefeitura só se manifestará sobre a liminar depois de notificada oficialmente, mas garante que 99% dos itens previstos no termo já estão sendo cumpridos. A administração municipal alega que o orçamento aprovado no ano passado não previa a construção da casa de repouso.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Sacrifício de cães: Promotoria quer fim de medida em BH
Próximo Texto: Paraná: Coquetel molotov é atirado contra motorista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.