São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

43% das mulheres em idade fértil têm excesso de peso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quase metade das mulheres brasileiras em idade fértil (de 15 a 49 anos) tem algum problema de peso, mostra a pesquisa sobre saúde da mulher e da criança divulgada ontem.
Em 2006, 43% das mulheres tinham excesso de peso, caracterizado por um IMC (índice de massa corporal) maior do que 25 kg por metro quadrado para mulheres de 18 a 49 anos -para idades entre 15 e 17 anos, os parâmetros são variáveis.
Já a obesidade atingia 16% das brasileiras -estão nessa classificação as mulheres adultas com IMC maior do que 30 kg por metro quadrado.
A incidência do excesso de peso aumenta de acordo com a idade: 63,5% das mulheres entre 45 e 49 anos têm o problema, o que acontece com 21,6% das jovens de 15 a 19 anos. E diminui de acordo com o grau de instrução: atinge 53,1% das mulheres sem escolaridade e 37,8% das mulheres que têm mais de 12 anos de estudo.
Se for considerada a obesidade em vez do excesso de peso, porém, não há diferença na incidência entre mulheres sem instrução e com mais de 12 anos de estudo.
Os pesquisadores mediram a circunferência das mulheres entrevistadas. Valores iguais ou superiores a 88 centímetros indicam riscos muito elevados de saúde, principalmente de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Estão nessa situação 29,8% das mulheres.
Segundo o pesquisador Carlos Augusto Monteiro, não é possível fazer comparações com 1996, já que, naquele ano, só foram pesquisadas mulheres com filhos. Entre as crianças de até cinco anos, a comparação é possível: 7,4% delas são obesas, número que se manteve em 1996 e 2006.


Texto Anterior: Desnutrição infantil tem queda acentuada, principalmente no Norte e no Nordeste
Próximo Texto: Barbara Gancia: Coitadinhas das Farc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.