São Paulo, sábado, 4 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

200 mil se inscrevem para provão do 2º grau

da Sucursal do Rio

Cerca de 200 mil estudantes do 3º ano do 2º grau se inscreveram para participar do 1º Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado no dia 30 de agosto em 185 municípios do país.
O exame, que não é obrigatório, tem como objetivo avaliar a capacidade de interpretação e o raciocínio dos alunos. A prova terá 63 questões e uma redação.
"O objetivo do Enem é verificar se os alunos conseguem transformar informação em conhecimento", disse Maria Inês Fini, coordenadora geral da prova.
De acordo com ela, houve problemas na divulgação da prova, o que fez com que o número de inscrições ficasse abaixo do esperado -as estimativas iniciais do MEC previam que 400 mil do 1,5 milhão de alunos que estão concluindo o 2º grau fariam o Enem.
"Houve problemas com o Banco do Brasil, que ficou encarregado de distribuir os formulários de inscrição e receber a taxa de R$ 20", disse a coordenadora.
As dificuldades podem explicar por que 80% dos inscritos são da rede pública de ensino -os formulários foram enviados diretamente para as secretarias da Educação, que os encaminharam para as escolas públicas.
Em alguns Estados -Maranhão, Paraná e Rio-, as secretarias da Educação decidiram pagar a inscrição para todos os alunos da rede pública.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.