São Paulo, sábado, 4 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários podem ter diabetes

da Reportagem Local

Além das deformações por acúmulo de gordura, outro efeito colateral que está surgindo em portadores de HIV é o aumento de colesterol e triglicérides (gordura no sangue) e o surgimento de diabetes.
Alguns pacientes apresentaram resistência periférica à insulina (a insulina tem mais dificuldade de fazer o açúcar entrar dentro das células do corpo). Esse processo pode evoluir para diabetes.
Em relação ao descontrole do índice de gordura no sangue, acredita-se que os inibidores de protease causam alteração no mecanismo que faz a "limpeza" do colesterol e das triglicérides.
O infectologista Caio Rosenthal ressalta que, aparentemente, os pacientes que apresentam esses efeitos colaterais são os que melhor respondem ao tratamento realizado com o coquetel anti-Aids. "Meus pacientes que desenvolveram diabetes ou tiveram aumento de colesterol têm carga viral controlada mais facilmente."
Esses efeitos colaterais preocupam médicos porque podem causar problemas cardiovasculares no futuro. "Mas, ou pensamos nas complicações futuras ou lidamos com o prolongamento da vida agora", diz. O quadro pode ser contornado com a introdução de medicamentos para controle de colesterol e triglicérides e com dieta nutricional.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.