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Engenheiro diz que segurança cresce sem operador de trem
DA REPORTAGEM LOCAL
O sistema de trens de metrô
que funciona sem operador nos
trens aumenta a segurança dos
usuários e permite um atendimento a um número maior de
pessoas. Essa é a avaliação feita
pelo engenheiro Peter Alouche,
um dos maiores estudiosos do
sistema no país.
Anteontem, o secretário estadual dos Transportes, José
Luiz Portella, anunciou que até
2010 o sistema, chamado de
driverless, será implantando
pelo menos parcialmente na
rede paulistana.
Segundo Alouche -que foi
consultor do Metrô de São Paulo por 35 anos e é membro da
UITP (associação internacional de transportes públicos) -
a segurança aumenta devido ao
fato de serem instaladas portas
nas plataformas de embarque
que só se abrem quando o trem
já está estacionado.
Dessa forma, não haveria risco de uma pessoa ou algum objeto cair nos trilhos.
Além disso, com o sistema
automatizado, é possível aumentar a velocidade dos trens,
o que diminui o tempo das viagens e possibilita o aumento do
atendimento.
No metrô de Lyon (França),
por exemplo, a velocidade média de uma linha convencional
é de 24 km/h, ante 30 km/h da
rede que possui a nova tecnologia, sem o maquinista.
Além de Lyon, o sistema
também já foi adotado em uma
linha do metrô de Paris e também em Cingapura.
Segundo uma projeção realizada pela associação internacional, 75% das novas linhas no
mundo deverão ser "driverless", e 40% das atuais redes serão reformadas para poder
operar no sistema.
Licitação
Portella afirmou ontem à Folha que o Metrô ainda estuda
quais linhas serão adaptadas
para operar no novo sistema.
Por enquanto, a única definição é que a linha 4, que começará a operar em 2009 e foi
concedida à iniciativa privada,
já terá esse sistema.
De acordo com o secretário,
já está em andamento uma licitação que prevê a compra de 33
trens com a nova tecnologia -a
rede de metrô tem hoje 107
trens. "Mas, para termos o driverless, não basta comprar o
trem. É preciso também fazer
alterações no sistema e reformas nas estações", afirmou
Portella.
(FT)
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