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TRÂNSITO
Veículos da prefeitura irão trafegar pela direita, e os da EMTU, pela esquerda no trecho entre a Cardeal Arcoverde e a MMDC
Ônibus ocuparão 2 faixas da Eusébio Matoso
DA REPORTAGEM LOCAL
A partir do dia 11, quando começa a operação do corredor de
ônibus Francisco Morato-Rebouças-Consolação, o motorista que
trafegar pela av. Eusébio Matoso
(zona oeste de SP), no sentido
bairro, poderá ter apenas uma das
três faixas de trânsito livre.
Na sua esquerda estará a pista
exclusiva para os ônibus municipais adaptados ao Passa-Rápido e
à direita continuarão circulando
os coletivos intermunicipais da
EMTU (Empresa Metropolitana
de Transportres Urbanos), que
não têm porta para embarque e
desembarque no lado esquerdo.
Tal combinação poderá ocorrer
num trecho de até 1 km, entre as
ruas Cardeal Arcoverde e MMDC.
Para evitar a situação, a SPTrans
(empresa que cuida do transporte
coletivo na capital) chegou a cogitar uma mudança na rota dos ônibus intermunicipais, mas a idéia
foi abandonada porque implicaria um grande aumento do tráfego em vias de pequeno porte nas
imediações da Eusébio Matoso.
Numa reunião ontem, os dirigentes da empresa municipal e da
EMTU decidiram, então, manter
o percurso original enquanto estudam formas de reduzir ao máximo a freqüência de coletivos
obrigados a trafegar pela direita
entre a Cardeal e a MMDC.
Uma das medidas acordadas foi
a retirada de paradas dos ônibus
intermunicipais nesse trecho. "É
claro que, pelas experiências anteriores, esperamos alguns problemas no início da operação, mas
eles serão ajustados", diz Valdemar Gomes de Melo, coordenador de planejamento da SPTrans.
No restante do corredor, só trafegarão carros que tenham porta
à esquerda, sejam eles intermunicipais ou municipais, diz o presidente da SPTrans, José Evaldo
Gonçalo. Os veículos não-adaptados seguirão por vias paralelas
-como a avenida Eliseu de Almeida, que passará a ter uma faixa
exclusiva para ônibus à direita.
Inicialmente, a EMTU terá apenas oito ônibus por hora circulando no Passa-Rápido, mas foi fechado um cronograma de adaptação que prevê o aumento da freqüência para 40 ônibus por hora
até o dia 27 de novembro.
"Fechamos hoje [ontem] uma
negociação que vinha há dois, três
meses", disse Evaldo. A falta de
diálogo entre Estado e município
levou a prefeitura a barrar a circulação de coletivos intermunicipais
no início da operação do Passa-Rápido Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro, em julho,
afetando cerca de 18 mil pessoas.
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