São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Ribeirão, juiz mandou jovens da Febem para prisão

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto, Guacy Sibille Leite, determinou, em junho deste ano, a transferência de 38 jovens infratores, todos maiores de idade, da Febem para a Penitenciária de Avaré, após dois dias seguidos de rebelião no complexo da fundação na cidade.
No dia 23 de junho, internos da Febem fizeram 13 reféns -11 funcionários e dois adolescentes- num motim que durou uma hora e meia. No dia seguinte, incendiaram colchões e fizeram três funcionários reféns. A rebelião durou sete horas e só foi encerrado após intervenção do juiz. Os jovens foram presos e indiciados por motim, cárcere privado, formação de quadrilha e incêndio.
A determinação do magistrado de transferir os internos maiores de idade, já que era impossível identificar os líderes das rebeliões, causou polêmica. No dia 29 de junho, o juiz da 1ª Vara Criminal de Ribeirão, Guaracy Sibille Leite (irmão de Guacy), mandou soltar os jovens. Cinco dias depois, eles deixaram a penitenciária -21 voltaram a Ribeirão; os outros foram para quatro unidades da Febem.


Texto Anterior: Para especialistas, medida possui amparo legal
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.